Câmara de Apodi promove palestra sobre saúde mental para vereadores e servidores
A Câmara de Apodi recebeu a psicóloga Vitória Tainá, na manhã desta quinta-feira (16), para ministrar a palestra “Saúde mental no ambiente de trabalho”. Estiveram presentes o presidente da Casa, Filipe Gustavo (PP), Jailson Ferreira (PT), Ronaldo Adriane (PSDB) e servidores do Legislativo apodiense.
Realizada no plenário Bevenuto José de Paiva, a palestra faz parte da campanha ‘Janeiro Branco’, sobre cuidados e estímulo à saúde mental. A saúde mental no ambiente de trabalho tem se tornado um tema cada vez mais discutido, especialmente com o aumento das demandas por produtividade e o impacto das condições de trabalho na qualidade de vida dos colaboradores.
Estresse, ansiedade e depressão são problemas que afetam uma grande parte da força de trabalho global e podem ter consequências sérias tanto para os indivíduos quanto para as organizações. Investir em cuidados essenciais para a saúde mental no trabalho não é apenas uma responsabilidade ética, mas também uma estratégia inteligente para melhorar o desempenho e reduzir custos com afastamentos e rotatividade de funcionários.
Para o Presidente Filipe Gustavo. A saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental para o bem-estar dos colaboradores e o desempenho de qualquer instituição.
“Promover um ambiente saudável e acolhedor é essencial, pois a saúde mental afeta diretamente a produtividade, a criatividade, capacidade de resolução de problemas, além dos relacionamentos no ambiente corporativo. Líderes devem estar atentos a sinais de esgotamento e promover uma cultura de empatia e apoio. Por este ser um tema tão relevante, vamos abordar nesta palestra promovida pela Escola da Câmara Municipal”.
“O estresse no trabalho é um dos principais problemas que afeta a saúde mental dos colaboradores. Pressões constantes para cumprir prazos apertados, excesso de tarefas, falta de clareza nas responsabilidades e a ausência de reconhecimento podem levar ao desgaste emocional”, disse a psicóloga Vitória Tainá. “O apoio psicológico no ambiente de trabalho é uma medida que tem se mostrado eficaz para melhorar a saúde mental dos funcionários”, acrescentou.
“Criar um clima organizacional positivo, onde os funcionários se sintam respeitados e reconhecidos, é essencial para preservar a saúde mental. Empresas que investem em programas de reconhecimento, celebrando conquistas e oferecendo feedback construtivo, ajudam a aumentar a motivação e o bem-estar geral dos colaboradores. Cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho não deve ser visto como uma tarefa acessória, mas sim como uma prioridade estratégica”, explicou Samuel Nogueira, coordenador da Escola da câmara.