Laete Oliveira requer a regularização do marco relatório da pesca no município
Durante sessão ordinária na Câmara, nesta quinta-feira, 18, o vereador Laete Oliveira (MDB), se posicionou abordando sobre os potenciais do nosso município em relação as atividades do setor primário, ‘atividades agropecuária’. Já em relação a pesca em Apodi, uma atividade ainda que carece mais organização e de fortalecimento da classe.
"O cultivo de matérias-primas de oleaginosas na forma de agricultura familiar e a produção industrial de óleos vegetais, por meio de uma cadeia produtiva, têm se mostrado como atividades promissoras nos aspectos econômicos, sociais e ambientais, como por exemplo, potencial de geração de empregos e renda para a comunidade local, promovendo, dessa forma, a inclusão social, estímulo à economia local, fixação do homem no campo, redução do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera por meio de biocombustíveis e etc", esclareceu.
Regularizar o marco relatório da pesca no município
A secretaria de Agricultura de Apodi vai ser convocada a esta casa para que os pescadores devam realizar o cadastramento do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP).
“Para que a pesca seja sustentável é imprescindível respeitar a estrutura, produtividade, função e diversidade dos ecossistemas de água doce e seus habitats, minimizando os impactos sobre outras espécies dedicando uma atenção especial as espécies protegidas, ameaçadas ou em perigo; e ter uma boa gestão que permita que a pescaria se adapte as circunstâncias de água doce e cumpra com as leis locais e nacionais”, explicou.