Sessão solene em comemoração ao aniversário da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vale do Apodi

por Jânio Duarte publicado 17/10/2023 10h32, última modificação 17/10/2023 10h32
Vereadores prestigiam sessão solene em homenagem ao 43ª aniversário da Maçonaria em Apodi

Sessão solene em homenagem a maçonaria. (Foto: Jânio Duarte/CMA)

A Câmara Municipal de Apodi realizou na noite dessa segunda-feira, (16), sessão solene em homenagem ao 43ª aniversário da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Vale do Apodi, a proposição é do presidente em exercício e maçom José Gilvan Alves.

Durante a sessão solene houve a entrega da comenda ilustre irmão Luiz Gonzaga Melo a José Araújo de Souza.

A maçonaria chegou ao Brasil no início do século 19, e as primeiras lojas maçônicas foram formadas por brasileiros que voltavam da Europa. Foi criado, nessa época, o Grande Oriente do Brasil (GOB), reconhecido pelo Grande Oriente da França.

O dia 20 de agosto é a data de celebração da maçonaria brasileira porque foi o momento da fundação do GOB, com a fusão das lojas Esperança, Comércio e Artes, União e Tranquilidade, em 1822. Seu primeiro grão-mestre foi o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. Além de lutar pela independência do país, a ordem maçônica defendeu a abolição da escravatura e a proclamação da República.